Após meses de especulação, o Facebook tornou-se público e lançou suas ações na Bolsa de Valores Nasdaq, em Nova York, nos Estados Unidos.
A companhia, cujo valor de mercado estimado é de 104 bilhões de dólares, foi criada em um dormitório na Universidade Harvard, em Massachusetts, e se tornou a maior rede social do mundo. A seguir veja 15 fatos curiosos que a fizeram chegar aonde chegou – ou a impediram de ir mais longe.
- Os usuários do Facebook compartilham mais de 250 milhões de fotos por dia no portal. Sean Parker, co-fundador do Napster e um dos primeiros a investir na rede social, foi quem convenceu Mark Zuckerberg a adicionar o recurso, um dos mais populares da plataforma. A princípio, Zuckerberg era contra.
- Todo mundo sabe que o Facebook coleta uma quantidade incalculável de dados de seus 900 milhões de membros. Para guardar isso, porém, haja armazenamento. Ano passado, só com fotos e vídeos, foram 100 petabytes – 1 petabyte equivale a 1024 terabytes – que ocupam duas vezes mais espaço do que todos os textos já escritos pelo homem, considerando todos os idiomas.
- Você sabe quem aceitou sua amizade? A maioria, certamente. Estatísticas apontam que 80% dos pedidos são aceitos.
- Um usuário que acessa o Facebook muitas vezes ao dia é 43 vezes mais propenso a acreditar nas pessoas do que outros internautas, e três vezes mais em relação a pessoas que sequer conectam à Internet.
- Em 2011 a rede social arrecadou 3,7 bilhões de dólares, dos quais 1 bilhão virou lucro. No ano anterior, o saldo ficara em 606 milhões.
- A participação de 28% que Zuckerberg possui em sua empresa equivale a pouco mais de 29 bilhões dólares.
- Em 2011 Zuckerberg ganhou 1,5 milhão de dólares como compensação e 500 mil de salário. Este ano, porém, ele reduziu seu rendimento fixo para apenas um dólar – assim como Steve Jobs fizera em 2010.
- Quase metade do dinheiro obtido como compensação, 700 mil dólares, foi usada por Zuckerberg para alugar aviões fretados, como parte de um “abrangente programa de segurança”.
- Quem deve ficar bastante satisfeito com o IPO são os engenheiros e desenvolvedores que mantêm o Facebook funcionando. Eles dividirão entre si uma fatia de 30% sobre o valor total da negociação. Como esta deverá ficar em 104 bilhões de dólares, o montante a ser repartido será de 31 bilhões.
- Na comparação com outros internautas, os usuários que acessam redes sociais diversas vezes ao dia são duas vezes e meia mais propensos a participar de uma campanha política, tem 57% mais chances de persuadir alguém sobre algum voto e 47% de divulgar o seu.
- No documento enviado para IPO, Zuckerberg aparece como criador ou co-criador de ao menos setes patentes. A empresa, porém, sabe que não inventou tudo que usa: ano passado gastou 51 milhões com patentes, mais do que os 33 milhões de 2010.
- Dois graus de distância (amigos de amigos) separam um usuário do Facebook de, em média, outros 156 mil membros.
- Quase 60% dos usuários de redes sociais restringem o acesso a seus perfis, mas as mulheres tendem a agir mais desta maneira.
- As mulheres, porém, são bem mais comunicativas. Elas costumam compartilhar conteúdo no Facebook 21 vezes por mês, número que cai para seis no caso dos homens.
- A companhia de Zuckerberg gastou 388 milhões de dólares com pesquisa e desenvolvimento ano passado. Mias que o dobro em relação a 2010 (87 milhões) e quase cinco vezes mais na comparação com 2009 (87 milhões).
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